A capital catarinense de Florianópolis recebe de 19 a 29 de julho a reunião e a visita da Equipe Responsável Internacional (ERI), instância de responsabilidade geral do Movimento das Equipes de Nossa Senhora.

O encontro terá lugar no Recanto Marista Champagnat, em Itacorubi, e será inspirado no lema “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5). Esta é a segunda vez que a ERI desembarca no Brasil em missão. A primeira visita da instância foi em 2004, no Rio de Janeiro.

Na primeira parte do evento, entre os dias 19 e 22, haverá a reunião ordinária da Equipe Dirigente da ERI. A partir do dia 23, acontece o encontro anual do Colégio da ERI, com a presença de casais dos países e regiões geográficas nas quais o Movimento se faz presente.

No sábado, 29, a partir das 14h, o casal responsável da ERI e o sacerdote conselheiro espiritual, Padre José Jacinto Ferreira de Farias, acolherão os representantes das equipes brasileiras para uma audiência informal, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

“Será um encontro de comunicação, formação, comunhão e de inter-relação da ERI, com as bases do Movimento para a troca de ideias e aprofundamento da experiência de internacionalidade”, informa em nota a Arquidiocese de Florianópolis.

Acerca do assunto e outros temas relevantes à família, ocorre na quarta-feira, 19 de julho, uma coletiva para a imprensa, às 10h, na Cúria Metropolitana. Participam deste momento o casal responsável da ERI; o Padre José Jacinto; Hermelinda e Arturo Zamperlini, casal responsável pela Sub-Região Brasil; e o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que é membro há anos das Equipes de Nossa Senhora.

Movimento de espiritualidade conjugal, as Equipes de Nossa Senhora surgiram na França em fevereiro de 1939 através do Padre Henri Caffarel – que tem seu processo de beatificação em andamento.

Lê-se nos Estatutos: “os casais, conhecendo a própria fraqueza e a limitação das próprias forças, como também a boa vontade que os anima, e porque depositam uma fé indefectível no poder do auxílio mútuo fraternal, decidem unir-se em equipe”.

Os casais das Equipes dedicam-se em não perder de vista a presença de Cristo entre eles e se empenham em uma vida de estudo, bem como no cumprimento de pontos concretos de esforço, como a escuta da Palavra, a meditação, a oração conjugal, o diálogo conjugal (que chamam dever de sentar-se), a regra de vida e o retiro.

As Equipes estão presentes em mais de 80 países, sendo o Brasil o que congrega o maior número de casais. No total, são 3.938 Equipes, com aproximadamente 24 mil casais, que são acompanhados por um sacerdote.


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/88528#ixzz4mlPw1pI1