A Igreja no Mundo celebra no próximo dia 6 de agosto a Solenidade da Transfiguração do Senhor, momento no qual Nosso Senhor Jesus Cristo, no alto do Monte Tabor, revela-se como o Filho de Deus diante de três apóstolos, mostrando assim a perfeição da vida no céu.

Festa da Transfiguração do Senhor acontece em Salvador.jpg

Na Arquidiocese de Salvador, por exemplo, a preparação para a festa do Titular da Catedral Basílica terá uma extensa programação especial com início em 2 de agosto.

“Transfigurou-se para confirmar-nos em nossa Vocação Cristã” é o tema da abertura das celebrações que terá início na Igreja São Domingos de Gusmão. Às 15h, haverá a palestra intitulada “O percurso mistagógico das igrejas históricas”, ministrada pelo Padre Josevaldo Nascimento. Às 16h30, o público participará da Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A partir das 18h ocorrerá a Missa pelas Vocações e Ministérios, presidida pelo pároco, Padre Lázaro Muniz, seguida de caminhada luminosa com destino a porta da Catedral.

No segundo dia da festa, 3 de agosto, os fiéis refletirão acerca da temática “Transfigurou-se para revelar-nos o Pão vindo do céu”, na Igreja São Pedro dos Clérigos. Na ocasião, serão feitos momentos de louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguidos de oração por cura e libertação às 15h. A Missa em honra a Santíssima Eucaristia está marcada para as 16h30 e será presidida pelo Padre Jaciel Bezerra.

Já na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, o tema abordado em 4 de agosto intitula-se “Transfigurou-se para dar-nos um Novo Coração”. Neste dia, as atividades começarão às 10h30, quando acontecerá a Hora Santa pela Santificação do Clero. Mais tarde, às 12h30, os fiéis serão convidados para a Missa ao Coração de Jesus, celebrada pelo Padre Valson Sandes, seguindo depois em procissão até a porta da Catedral.

Na véspera do dia festivo, 5 de agosto, as celebrações serão marcadas pelo momento de louvor às 14h30, seguido de Adoração ao Santíssimo Sacramento nas igrejas localizadas no Terreiro de Jesus (São Francisco, São Domingos e São Pedro dos Clérigos).

E na parte da tarde, às 17h, uma procissão com o Santíssimo Sacramento terá início na Igreja de São Francisco e seguirá rumo à Catedral Basílica.

A partir da chegada na porta da Catedral, os fiéis darão sete voltas na praça do Terreiro de Jesus, recordando assim o Cerco de Jericó.

Em 6 de agosto, dia da Solenidade da Transfiguração, as atividades iniciarão logo cedo, às 6h, com alvorada e Ofício de Nossa Senhora. Às 8h haverá a oração das Laudes e a veneração do Ícone da Transfiguração. O Santíssimo Sacramento será exposto para adoração dos fiéis às 9h.

Encerrando os festejos, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene às 10h, na Igreja São Pedro dos Clérigos. (LMI) Além disso, a Celebração contará com a participação do Coral dos Cooperadores dos Arautos do Evangelho.


Fonte: Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/88942#ixzz4oSkuP426