Certa vez, ao Pe. José de Anchieta, estando na ilha de Itaparica, sentado num tição atendendo uma índia enferma, ofereceram um tronco melhor. Com seu dom de profecia, negou dizendo que estavam preparando-lhe outro assento e, portanto, não quereria. Dentro de pouco, chega do continente uma carta nomeando-o provincial de Salvador. Neste local palmilhado pelo incansável Apóstolo do Brasil, era necessário conhecê-lo de perto. Foi o passeio de férias dos Arautos do Evangelho de Salvador. O grupo foi recebido no CTL pela comunidade dos Oleiros do Senhor.

Depois da Santa Missa celebrada na sede Nossa Senhora da Reconquista e São Domingos, tomamos a balsa que nos leva até a ilha que dista cerca de 13 km de Salvador. Ela foi descoberta por Américo Vespúcio, em 1501, e colonizada a partir de 1510, destacando-se a vinda do navegador português Diogo Álvaro Correia, o Caramuru.

Igrejas antigas, como a do Santíssimo Sacramento e a de São Lourenço foram visitadas, além do Forte de São Lourenço (alvenaria erguida de pedra cal em 1711 pelo governo geral de D. Lourenço de Almada) e da Fonte da Bica, que fornece a seus moradores 46 mil L de água mineral por dia. Foram nos estaleiros de Itaparica que se armou a primeira quilha da Marinha de Guerra do Brasil. As atividades encerraram com uma ida à Nazaré para ver o Cristo e sua famosa via Sacra.