As pedras jogadas ao ar acabam caindo na terra pela lei da gravidade; as plantas, ainda que nascidas em lugares escuros, procuram o sol pela lei do heliotropismo; os coelhinhos fogem das raposas, pela lei da conservação da vida; os animais defendem suas crias pela lei da perpetuação da espécie… E o homem?

O homem tem leis que o levam a procurar a verdade, a amar o bem, a admirar o belo. São as “leis da gravidade”  que o encaminham para o Céu, resumidas nos Dez Mandamentos da Lei de Deus. Se todos os homens de uma cidadezinha, por minúscula que fosse ou de tamanho babilônico! , respeitassem essas “leis da gravidade” que são os Dez Mandamentos (não roubar, não mentir, não cobiçar…), o convívio nessa sociedade seria como no Paraiso antes do Pecado Original.

Ainda hoje, toda boa mãe sabe ensinar aos seus pequenos quais as “leis” que eles devem cumprir na terra para gozar eternamente das alegrias do Céu. Mas nem sempre é  fácil… Todos precisamos ser ajudados.

Jesus Cristo, quando chegou a hora de partir do mundo ao Pai, no Seu infinito amor pelos homens deixou-nos uma mãe humana, a Santíssima Virgem Maria, e uma Mãe Divina: a Santa Igreja Una Católica Apostólica Romana, a qual com suas leis nos ensina, como amorosíssima mãe que sã quer o nosso bem, o caminho da felicidade: na terra e na eternidade.

Essas leis da Igreja são denominadas direito canônico. Tem algo a ver o direito canônico  com a minha vida de todos os dias?

É o que veremos na sétima aula do Curso de Teologia, no dia 23 de julho de 2017, às 14 horas, em Lauro de Freitas, na Sede Nossa Senhora da Reconquista e São Domingos dos Arautos do Evangelho, ministrada pelo Prof. José Manuel Jiménez Aleixandre, doutor em Direito Canônico, formado em Roma e professor do Seminário dos Arautos do Evangelho em Caieiras (SP).

 Como chegar:  (ver mapa) ao lado do Batalhão de Choque da PM.