Rememorando o dia 13 de maio de 1917, quando Nossa Senhora aparece, pela primeira vez, aos três pastorzinhos (Lúcia, Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto) no lugarejo em Fátima, Portugal, bem como as cinco vezes consecutivas, quase sempre no dia 13 do mês até outubro daquele ano, também hoje, a Santíssima Virgem nos convida a atendermos o seu chamado e a contemplarmos o triunfo do seu Imaculado Coração.
Nossa Senhora acrescenta: “Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto”. E pede às crianças que “rezem o Terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

Paróquia de Sant´Ana do Rio Vermelho

 A Paróquia de Sant´Ana do Rio Vermelho, em Salvador, pôde celebrar o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima em uma Solene Cerimônia numerosa, com aproximadamente 1000 pessoas. Estes fiéis vieram de diversas localidades, para fazer memória aos cem anos em que Nossa Senhora fez várias profecias e recomendações, conhecidas como “os três segredos de Fátima”. As fortes chuvas, durante todo o período da tarde, não afastaram os católicos para a celebração festiva.

Cerimônia do centenário das aparições de Nossa Senhora

Fiéis lotam a Paróquia de Sant´Ana

A Missa foi presidida por Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, Bispo Auxiliar de Salvador, concelebrada pelo Pároco, Pe. Ângelo Magno Carmo Lopes e, outros três Sacerdotes, entre os quais o Revmo. Pe. Antônio Carlos Coluço, EP.

Dom Marco Eugênio Galrão, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador

Pe. Coluço, EP foi um dos concelebrantes do centenário das aparições na Paróquia do Rio Vermelho

Em sua homilia, Dom Marco Eugênio refletiu sobre o Evangelho e as mensagens de Nossa Senhora em Fátima. Além disso, o bispo mencionou que não devemos “recitar o Rosário para Nossa Senhora, e sim recitar sempre com Nossa Senhora”. Neste período, é fundamental reconhecermos a importância de uma mãe para com o filho, sem esquecer d’Aquela que soube acolher, em seu seio maternal, o Salvador. Ademais, todo cristão católico deve ter em mente o tripé da oração, da penitência e da conversão, conforme Nossa Senhora advertiu à Lúcia, à Santa Jacinta Marto e ao São Francisco Marto.

Prelação do Bispo Dom Marco Eugênio

A Imagem do Imaculado Coração de Nossa Senhora de Fátima esteve presente, portada por quatro Terciários, sendo coroada por três crianças que representavam os três pastorzinhos. Durante a Missa, um grupo da Paróquia se Consagrou a Jesus pelas mãos de Maria.

Coroação da Imagem do Imaculado Coração de Nª Senhora

Crianças fazem a Coroação de Nossa Senhora

Solene Cerimônia da Coroação

Crianças participam da Coroação

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Crianças ofertam rosas

Consagração a Jesus pelas mãos de Maria

O Papa Francisco, no dia do centenário em Fátima, deixa a mensagem que, “Sob a proteção de Maria, sejamos, no mundo, sentinelas da madrugada que sabem contemplar o verdadeiro rosto de Jesus Salvador, Aquele que brilha na Páscoa, e descobrir novamente o rosto jovem e belo da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”.[1]

No início da noite, uma procissão luminosa marcava as ruas do Rio Vermelho, neste grande momento para os Católicos que se fizeram presente Pe. Ângelo, os fiéis e a participação do Coral e demais Terciários dos Arautos do Evangelho, portando a Imagem do Imaculado Coração de Nossa Senhora de Fátima. Fora um momento de muita fé!

Coral dos Terciários participa da Solene Cerimônia

Possamos, todos os dias, voltar “os nossos corações para Nossa Senhora e efetivamente atendamos o seu chamado à conversão e à mudança de vida, para podermos, passada a tormenta, contemplar o triunfo de seu Imaculado Coração” (Pe. Alex Britto, EP).[2]


Fontes:
[1] Homilia do Santo Padre, A Santa Sé
[2] Revista Arautos do Evangelho, nº 181 Jan/2017