Sábado Reparador de Maio

O Primeiro Sábado do mês de maio ocorreu no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Garcia. Foi muito abençoado. A Igreja estava repleta de fiéis.

Santuário Nossa Senhora de Fátima

 O Colégio Antônio Vieira é uma instituição religiosa da Companhia de Jesus, que foi fundado há mais de um século em Salvador, com trabalho missionário e educacional, tendo como Patrono o Padre Jesuíta Antônio Vieira, da ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola, no século XVI. Nesse local, foi erguido o Santuário a Nossa Senhora de Fátima, que fica na área externa do Colégio. O Pe. Eduardo Henriques, SJ, veio do Colégio São Luís, SP, para cuidar do Colégio Antônio Vieira e ser o Reitor do Santuário, que acolheu os Arautos do Evangelho para o Sábado Reparador.

Imagem do Imaculado Coração de Nossa Senhora de Fátima

A Imagem do Imaculado Coração de Nossa Senhora de Fátima adentrou a nave do Santuário, portada por quatro terciários, e foi coroada pelo casal Carlos e Ana Maria, em meio a brados de aclamação a Nossa Senhora, concluídas com as palavras proféticas: “Por fim, Meu Imaculado Coração Triunfará!” Foi um momento de grande emoção.

A coroação foi realizada pela Srª Ana Maria

O Sr. Carlos participou da cerimônia de coroação

Em seguida, houve a recitação do Terço, acompanhada pela meditação sobre o Mistério da Ascensão de Nosso Senhor, na qual foi enfatizada a necessidade de nos desapegarmos dos bens terrenos e desejarmos, ardentemente, os bens celestes, bem como o papel de Nossa Senhora que nos foi dado, por Nosso Senhor, como o centro, para o qual devem convergir todas as nossas atenções, como a nossa Intercessora.

Recitação do Santo Terço

Meditação do Sábado Reparador

A Missa foi celebrada pelo Revmo. Pe. Antônio Coluço, EP que, em sua homilia, fez memória ao começo da Igreja e às perseguições aos apóstolos no Império Romano. Porém, Nosso Senhor ressuscita, demonstrando a nossa vitória.

Procissão de entrada

Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Coluço, EP

Neste momento, foi Nossa Senhora quem explicara tudo a eles. A partir daí, os apóstolos ficaram “entusiasmados”. A leitura dos Atos dos Apóstolos (9,31-42) comprova quando Pedro, através da oração, invoca o Espirito Santo: “depois voltou-se para o corpo e disse: Tabita, levanta-te!” Neste contexto, a Igreja se confirmava e aumentava  com a ajuda do Espírito Santo.

A preleção do Evangelho para os fiéis

O Padre Coluço ainda nos sinaliza que os milagres são exatamente para “dá força e entusiasmar” a Igreja. Com as perseguições sofridas, “o sangue dos mártires é a semente dos novos cristãos”. À vista disso, com o auxílio do Espirito Santo, nunca percamos a nossa fé e o nosso entusiasmo, pois o Senhor “tens palavras de vida eterna”.

Celebremos o centenário das aparições de Nossa Senhora

Além disso, o Sacerdote ressalta a necessidade de acolhermos os pedidos de Nossa Senhora, em Fátima, neste ano em que se comemora o centenário das Suas aparições. Desse modo, fortalecidos pelo amor e entusiasmo à Nossa Senhora sejamos perseverantes, aguardando a sua promessa: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!”.