Uma procissão que emociona a todos que dela participa na Semana Santa de Madrid/Espanha é a do Senhor Morto. Esta se realiza no Mosteiro Real da Ordem das Clarissas Descalças.
Penetrar no interior do Mosteiro é sempre um privilégio espiritual. É um espaço que transmite arte, fé, piedade e todo imbuído do espírito de sua fundadora, Dona Joana de Áustria – viúva do príncipe Juan Manuel de Portugal – e das Irmãs Franciscanas que lá vivem. Este Patrimônio Nacional é um dos melhores exemplos do catolicismo no centro da cidade de Madrid, embalado pelo belo.
A escultura em madeira de Cristo jacente, de Gaspar Bezerra, escultor espanhol do século XVI, é levada em procissão na Sexta-feira Santa, desde sua Fundação em 1559.
É a única procissão no mundo realizada com Nosso Senhor Jesus Cristo Vivo e Morto, tudo ao mesmo tempo. A Imagem é transportada por mais de 30 anos pelos Arautos do Evangelho, em procissão, através do claustro, com o Santíssimo Sacramento exposto no Sacrário colocado no local onde o soldado enfiou a lança no coração de Jesus.
Os presentes aguardavam o aparecimento da imagem de Cristo. O momento forte é quando se juntam as imagens de Nosso Senhor Vivo e Morto com a das Sete Dores de Nossa Senhora.
O percorrido no claustro, decorado em suas paredes com tapetes de Rubens de motivos eucarísticos, é acompanhado por um motete do compositor Thomás Luis de Vitoria feito para esta ocasião. O auge da Cerimônia é quando o Celebrante retira a hóstia do costado do Senhor e abençoa solenemente a todos os fiéis presentes.

Cristo morto e vivo, aleluia!!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foto: Don Eric Fco. Salas